quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

PRIMEIRAS MEMÓRIAS

Ontem a noite resolvi navegar pela Internet e descobri mais uma incrível ferramenta da rede: o GoogleEarth. Um programinha que se pode baixar pela Internet e que lhe possibilita ver todos pontinhos do planeta Terra (por enquanto só do nosso) a partir de um vista de satélite.

Como eu tinha morado fora do país por algum tempo, mas especificamente na Nova Zelândia, resolvi matar a saudade daquele pequeno país. Utilizando minha recém descoberta fui tentar achar os lugares que costumava ir, os lugares onde trabalhei, onde vivi, os lugares que fizeram parte da minha história. E... eureka!!!! Achei todos eles, consegui caminhar da minha casa até a escola, da escola até o centro, consegui me ver deitado na grama verde dos infinitos parques escutando música, vendo fotos, chorando de saudade da minha terra natal, escrevendo textos e cartas que me pareciam as mais belas que uma pessoa poderia escrever. Vi os detalhes das casas, dos carros. Vi meus pensamentos em cada momento, em cada caminhada, em cada cantinho. Conversei com o meu eu de um ano atrás, troquei uma idéia, me abracei, ri, me dei conselhos, enxuguei minhas lágrimas... Em alguns momentos achei que podia tocar as coisas, que era só dá uma passo a frente e estaria lá, como há um ano atrás. Mas a tela do monitor não me permitiu isso. Mesmo assim ainda tentei em vão algumas vezes esticar o braço na esperança de romper a barreira da matéria, como se somente com a força da paixão e o mouse na mão eu pudesse chegar novamente aquele lugar que estava há alguns centímetros de mim. Impossível. Então resolvi recorrer somente a minha memória (que deve ser de 128 megas), mas que com o upgrade visual consegui resgatar tudo. Parecia realmente uma viagem ao passado, inacreditável! Tudo estava tão fresco, tão claro em minha mente que parecia que o tempo não tinha passado. E aquele sonho que todos já tivemos de um dia sermos Deus estava se realizando naquele momento. Consegui fazer os tempo retroceder com uma facilidade sobrenatural. Fiz uma viagem para o outro lado do mundo com apenas alguns cliques.

Essa viagem me levou à uma outra viagem cotidiana e sempre inédita. O GoogleEarth me levou até mim, o de um ano atrás, o de hoje. Assim como Saramago em Pequenas Memórias me levou ao começo da minha ainda curta caminhada. E assim como Drummond no poema A máquina do tempo misturou tudo isso e me fez confuso como sempre fui, me fez eu. E que pretensão deste ignóbil citar os mestres das palavras nas mesmas linhas em que cito um programinha pensado por alguns “nerds” numa garagem qualquer e que muito provavelmente desconhecem Saramago e Drummond. Jamais o faria. Comparo as emoções, o que todos estes provocaram em mim, em minhas lembranças. Ainda viajarei muito com Saramago, com Drummond, comigo e porque não com o GoogleEarth?


Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Pedro, você conseguiu passar tudo o que eu senti quanto fui ao Google eart pela priemeira vez. Foi um sorriso de orelha a orelha, mostrando pra todos aqui de casa lugares que eles não viram e, talvez por isso, não entendessem toda a excitação. Mas acho que a magia mesmo foi rever o passado, as experiencias e as pessoas que não aparecem nessa tela, mas que não saem da nossa cabeça.
Vou passar mais por aqui, bjxx